terça-feira, 26 de março de 2013

Sucessor do actual presidente de Moçambique Armando Guebuza


 

Ser ou não ser... eis a questão




Sucessão de armando guebuza.



Três figuras que estão na primeira linha de sucessão do actual presidente: Verónica Macamo, Margarida Talapa e José Pacheco. Mas nenhuma das três figuras assume desejo de avançar. Verónica Macamo chegou mesmo a dizer que ”não há essa hipótese”.

A Presidente da Assembleia da República (AR),  Verónica Macamo, refuta a ideia de que faça parte da restrita lista de candidatos a candidatos da Frelimo nas próximas eleições presidenciais.

Confrontada pelo “O País”, à margem da segunda sessão ordinária do Comité Central da Frelimo que terminou este domingo na Matola, província de Maputo, Verónica Macamo disse que não faz parte da sua agenda ser candidata da Frelimo às presidenciais de 2014.

“Nunca pensei nisso. Acho que a Frelimo tem uma coisa que nós chamamos de voluntariedade e consulta prévia. Portanto, aí serei chamada a opinar e como não é meu sonho não há essa hipótese”.

Verónica Macamo defendeu ainda que o tempo ainda é suficiente para os “camaradas” tomarem decisões sobre o seu candidato sem pressões.

Que se escolha uma figura que vai de verdade preocupar-se com o futuro de Mocambique e the melhoria the vida das populacões e nao somente para atrair investimentos macabros para seu benefício pessoal. O País precisa de um visionário em desenvolvimento estratégico e nao de um business man. É preciso dar espaco aos pequenos empresários com investimentos localizados e deixar de criar barreiras políticas em aqueles que na verdade promovem a mao de obra familiar nas zonas desfavorecidas.

domingo, 17 de março de 2013

Os lenhadores



Na nossa missão em Nacuxa, uma das mais importantes tarefas (como já devem saber), é a construção de um parque infantil para todo o povo jovem. 
E, para que tudo corra bem, temos que treinar essas construções cá em Sintra. Por isso, aproveitámos este Domingo (com a autorização da Câmara de Sintra claro) para apanhar a bela da acácia na nossa bonita serra.







                                                                  Eis os lenhadores


quinta-feira, 14 de março de 2013

Formação da FEC - Fátima




Paralelamente à formação que cada Entidade de Voluntariado Missionário promove (no nosso caso, a GMM), a FEC e os Institutos Missionários Ad Gentes propõem um programa de formação comum e transversal, aberto à participação de todas as Entidades.
Nós Escuteiros da missão Moçamborta já participámos nas duas primeiras sessões e como não podia deixar de ser dia 9 e 10 de Março estariamos na Casa de Retiros dos Capuchinho em Fátima

1ª Sessão: “Voluntariado Missionário e Espiritualidade”
                  24 e 25 de Novembro 2012 - Casa de Saúde do Telhal (Sintra - Lisboa)

2ª Sessão:
“Cooperação para o Desenvolvimento”
                  12 e 13 de Janeiro 2013 - Seminário do Verbo Divino (Fátima)

3ª Sessão: “Missão, culturas e religiões”
                  9 e 10 de Março de 2013 - Casa de Retiros dos Capuchinhos (Fátima)
            






Nesta formação os temas abordados foram Missão e Envangelização, a Inculturação e o Diálogo Inter-Religioso


                                         Sábado à noite como não podia deixar de ser, tivemos
                                                      um testemunho missionário dos Leigos





E no Domingo de manhã falámos sobre o diálogo inter-religioso, o caso do Islão





Em baixo, podem guardar e refletir alguns dos temas mencionados


 Se quiser em melhor qualidade, contacte-nos


terça-feira, 5 de março de 2013

Cheias em Moçambique

Neste site podemos ver um pequeno testemunho de um membro da UNICEF (Kristine) sobre as cheias que tem ocorrido ultimamente em Moçambique



http://www.saudeevida.org/gaza-emergency-a-snapshot-from-the-field/?goback=.gde_1225947_member_218724438